Blog

ADVOCACIA EM JF: VALÉRIO RIBEIRO TEM ATUAÇÃO NACIONAL

Capa: Advocacia em JF: Valério Ribeiro tem atuação nacional
14/12/2020
0
comentário(s)

Por Tribuna de Minas (Publieditorial)


Há 26 anos no mercado, Valério Ribeiro comanda o escritório de advocacia e a VR Participações, especializada na aquisição de imóveis em leilões públicos


Advogado e empreendedor, Valério Ribeiro, fundador e proprietário do escritório Valério Ribeiro Advocacia em JF e da VR Participações, atua no mercado há 26 anos. O caminho para o sucesso começou a ser trilhado cedo, assim que ele se formou em direito. As dificuldades do início da carreira não o fizeram desanimar, pelo contrário. Valério tem em mente a meta e o desafio de sempre ser melhor. Como ele resume: “Empreender é a arte de driblar dificuldades e atingir objetivos”.


A inauguração do seu escritório ocorreu logo após sua formatura na UFJF, em 1994. Porém, a veia empreendedora surgiu bem antes. A morte prematura do pai, quando Valério tinha apenas 15 anos, também o levou a buscar mais rapidamente o mercado. “O caminho do empreendedor é árduo no princípio e tende a ser compensador ao final. Antes mesmo da atuação jurídica, já tinha passado por várias experiências, dentre elas no ramo de confecção e da música, essa última conduzida como um prazeroso hobby”, diz.

Segundo Valério, o sucesso é conquistado, também, graças a estudos intensos e experiências profissionais. “Eu me preparei para concursos públicos, também com dedicação acadêmica nas disciplinas do mestrado da UFMG e PUC/BH, além da pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Em 2003, surgiu uma grande oportunidade, com o início da docência no Instituto Vianna Junior. Essa oportunidade talvez tenha sido o divisor de águas. Fiquei na docência e na advocacia em JF até, em 2009, fundar a empresa VR Participações, especializada na aquisição de imóveis em leilões públicos.”


Referência na área da saúde


O escritório tem atuação por todo o país, cobrindo cerca de um terço do território nacional, incluindo Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Amazonas, Piauí, Pernambuco e Distrito Federal. “Assessoramos grupos de profissionais da área da saúde, com foco na defesa de suas prerrogativas profissionais e de seus honorários. Entendemos que a mão de obra dos profissionais liberais da área da saúde vem sofrendo uma depreciação gradual ao longo dos anos pela dificuldade que esses profissionais têm de se defender e de se organizar nessa frente de atuação”, destaca Valério.

A equipe é formada por 18 colaboradores, além dos correspondentes nos estados em que atua. Em sua grande maioria, o Escritório Valério Ribeiro é composto por advogados com conhecimentos específicos em cada uma das áreas atuantes. “Somos capazes de dar suporte em qualquer lugar do país com eficiência e agilidade, sem qualquer dificuldade do ponto de vista operacional. Em 2011, fomos o primeiro escritório da Zona da Mata a obter a certificação ISO 9001:2008 justamente para que pudéssemos entregar o melhor atendimento possível, de maneira digital e com a máxima segurança aos nossos clientes”, ressalta o advogado.


Empreendimentos imobiliários


Apesar de serem estruturas de negócios autônomas, o escritório e a VR Participações se completam como parceiras na condução das atividades.

Na VR Participações, em 2013, Valério deu início a alguns empreendimentos imobiliários nas cidades de Matias Barbosa, Barra do Piraí e Ubá, edificando prédios comerciais e loteamentos urbanos. “Em 2019, lançamos em parceria com outros empreendedores o Condomínio Residencial Reserva Ecoville, um empreendimento com potencial para cerca de mil unidades, cuja primeira fase já foi 100% comercializada. Sempre tivemos em mente que o Escritório Valério Ribeiro Advocacia e a Empresa VR Participações poderiam caminhar juntos, em perfeita simbiose e que, certamente, um completaria o outro.




Seriedade e compromisso


Dedicação, honestidade, foco, respeito ao cliente e aos parceiros, perseverança, gestão, tecnologia, uma ótima equipe de trabalho e aptidão para o risco. Para Valério, essas são algumas características de pessoas que obtiveram sucesso em seus negócios. “Costumo dizer que não existe ‘negócio da China’. Se existisse, a China estaria no negócio. Sobreviver significa resiliência e gosto por aquilo que faz. Quem gosta do que faz não trabalha, se diverte e ainda obtém resultado.”


Para ele, todo caminho percorrido com seriedade e compromisso gera um resultado bom ou ruim. “Mesmo que o resultado seja ruim, ele também lhe será útil. Tivemos muita dificuldade no início, como todos aqueles que se aventuraram no risco. Porém, posso dizer: valeu a pena. Não conheço um empreendedor que tenha obtido sucesso sem passar por desacertos”, pontua.



50 mil horas de trabalho


Para Valério, os amigos que já obtiveram algum sucesso em qualquer tipo de empreendimento são inspiração. “Estamos rodeados deles na Academia Rio Branco, no Ribeirão do Matta, em nosso escritório e na convivência com grande profissionais, líderes incontestes em suas atividades. Com essa pergunta, lembro das 10 mil horas de excelência, propostas por Malcolm Gladwell, em sua obra ‘Outliers’ (Fora de série, em tradução livre). Segundo esse autor, para que alguém obtenha excelência naquilo que se proponha a realizar, são necessárias pelo menos 10 mil horas de dedicação. Somente o Escritório Valério Ribeiro Advocacia, fazendo uma conta rápida, já atingiu 50 mil horas de trabalho, considerando uma jornada de oito horas, cinco dias por semana, durante 12 meses e ao longo de 26 anos. Basta fazer a conta e perceber que tem muita dedicação e muito trabalho por trás de qualquer empreendimento que tenha sobrevivido por tanto tempo”, finaliza.

Confira outras notícias do Blog

CONHEÇA TAMBÉM


Rua Halfeld, 807 - 13º andar - Centro - Juiz de Fora - MG | 36010-003 (32) 3213-4521 [email protected]