Blog

12 de February de 2020

O MELHOR ANO DOS ÚLTIMOS 30

Acuidade visual é a clareza da visão, a capacidade de distinção espacial e de percepção do contorno dos objetos. A visão 20/20 significa que uma pessoa consegue ver detalhes a uma distância de 20 pés igual a uma pessoa normal enxerga. Ou seja, se você possui visão 20/20, isso significa que quando fica a 6 metros do quadro, é capaz de enxergar o que um ser humano normal enxergaria. No sistema americano, o padrão é 20 pés (6 metros) . Por isso a expressão 20/20.

Traçando um paralelo para o ano em curso e avaliando os indicadores econômicos, 2020 será o melhor ano dos últimos 30. A visão otimista de alguns, embora contrariada pelos pessimistas de plantão, aponta para um cenário de crescimento capaz de tirar o país da grave crise econômica vivenciada nos últimos anos.

O otimismo aqui anunciado não é empírico nem tão pouco um sofismo. Ao contrário, buscamos sempre ler os indicadores econômicos e as percepções de mercado amparado nas notícias veiculadas em várias fontes. Sendo assim, apontamos alguns resultados conclusivos da boa fase.
A Bolsa de Valores encerrou 2019 com ganho de 31,6%. A taxa de desemprego, apesar de ainda ser alta, recuou para 11,8%. O índice de criminalidade caiu 22% e a taxa Selic está em 4,5%.
No cenário da saúde, o Bank of America Merrill Lynch aponta que até 2023 o número de usuários de plano de saúde subirá para 50 milhões, retomando os números de 2014. Um crescimento próximo de 9% até 2023 ou 3% ao ano. O número de contratação na cadeia produtiva do setor cresceu 3,4% em 2019, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Em julho de 2019 foram abertos 281.644 novos empreendimentos, número recorde desde o início da pesquisa em 2010. Um crescimento de 20,7% até agosto do ano passado, segundo aponta o Serasa. O Brasil foi o país que mais atraiu investimentos externos no ano anterior, sendo superado apenas por EUA, China e Singapura. Foram aportados U$75 bilhões no mercado local oriundos dos países estrangeiros.

Já se fala em crescimento de 2,5% ao ano elevando produto interno bruto para mais de U$7 trilhões. Em 2019 o Brasil bateu o recorde na produção de petróleo, atingindo mais de 1 bilhão de barris, algo próximo de 7.8% a mais que o ano anterior. Já a produção de gás cresceu 9,4% no período. Esses são apenas alguns números que vêm sendo gerados nos diversos setores econômicos.

Se a visão 20/20 aponta para a melhor acuidade visual, numa leitura individualista, o ano de 2020 indica um cenário de otimismo e crescimento em termos macroeconômicos, anunciando o melhor ano dos últimos tempos. Em outras palavras, enxergar é preciso.

*Artigo publicado por Valério Augusto Ribeiro na edição nº355 da Revista Em Voga.

Notícias relacionadas