Na última quarta-feira (29), a Comissão de Saúde (CSAUDE) da Câmara dos Deputados aprovou o Requerimento 302/2023, que requer a prejudicialidade do Projeto de Lei que reconhece a ultrassonografia como especialidade médica (PL 2987/2019).
Trata-se de uma importante vitória para a área médica, fruto de nossa atuação jurídica com o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), além do apoio e esforço conjunto de entidades como a Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).
O PL, de autoria do Deputado Dr. Zacharias Calil (UNIÃO-GO), foi proposto sob a justificativa de que havia ausência normativa para a ultrassonografia, o que podia ocasionar na formação de profissionais mal treinados, com a solicitação de exames desnecessários, com diagnóstico moroso para o tratamento ágil, o que elevaria o custo para o sistema de saúde.
Porém, nos últimos anos o próprio Deputado entendeu a legitimidade da Comissão Mista de Especialidades – composta pela Comissão Nacional de Residência Médica (Ministérios da Saúde e da Educação), CFM e AMB – que regem e deliberam acerca das especialidades e áreas de atuação médica. Dessa forma, o Deputado solicitou o arquivamento do PL 2987/2019.
Valério Ribeiro participa nesta sexta-feira, 7, às 20 horas, do evento SMO TALKS – Especial Dia Do Oftalmologista. O evento é uma realização da Sociedade Mineira de Oftalmologia, com o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Associação Médica de Minas Gerais (AMMG).
A Constituição Federal de 1988 está à volta de completar, no próximo dia cinco de outubro, um quarto de século de sua promulgação e com ela a criação do SUS – Sistema Único de Saúde.
O caos da saúde pública e a busca desenfreada por lucros por parte das operadoras na saúde faz com que os médicos prefiram o atendimento em seu consultório particular.