Acuidade visual é a clareza da visão, a capacidade de distinção espacial e de percepção do contorno dos objetos. A visão 20/20 significa que uma pessoa consegue ver detalhes a uma distância de 20 pés igual a uma pessoa normal enxerga. Ou seja, se você possui visão 20/20, isso significa que quando fica a 6 metros do quadro, é capaz de enxergar o que um ser humano normal enxergaria. No sistema americano, o padrão é 20 pés (6 metros) . Por isso a expressão 20/20.
Traçando um paralelo para o ano em curso e avaliando os indicadores econômicos, 2020 será o melhor ano dos últimos 30. A visão otimista de alguns, embora contrariada pelos pessimistas de plantão, aponta para um cenário de crescimento capaz de tirar o país da grave crise econômica vivenciada nos últimos anos.
Em julho de 2019 foram abertos 281.644 novos empreendimentos, número recorde desde o início da pesquisa em 2010. Um crescimento de 20,7% até agosto do ano passado, segundo aponta o Serasa. O Brasil foi o país que mais atraiu investimentos externos no ano anterior, sendo superado apenas por EUA, China e Singapura. Foram aportados U$75 bilhões no mercado local oriundos dos países estrangeiros.
Já se fala em crescimento de 2,5% ao ano elevando produto interno bruto para mais de U$7 trilhões. Em 2019 o Brasil bateu o recorde na produção de petróleo, atingindo mais de 1 bilhão de barris, algo próximo de 7.8% a mais que o ano anterior. Já a produção de gás cresceu 9,4% no período. Esses são apenas alguns números que vêm sendo gerados nos diversos setores econômicos.
Se a visão 20/20 aponta para a melhor acuidade visual, numa leitura individualista, o ano de 2020 indica um cenário de otimismo e crescimento em termos macroeconômicos, anunciando o melhor ano dos últimos tempos. Em outras palavras, enxergar é preciso.
*Artigo publicado por Valério Augusto Ribeiro na edição nº355 da Revista Em Voga.
Valério Ribeiro participa nesta sexta-feira, 7, às 20 horas, do evento SMO TALKS – Especial Dia Do Oftalmologista. O evento é uma realização da Sociedade Mineira de Oftalmologia, com o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Associação Médica de Minas Gerais (AMMG).
A Constituição Federal de 1988 está à volta de completar, no próximo dia cinco de outubro, um quarto de século de sua promulgação e com ela a criação do SUS – Sistema Único de Saúde.
O caos da saúde pública e a busca desenfreada por lucros por parte das operadoras na saúde faz com que os médicos prefiram o atendimento em seu consultório particular.